A meditação como recurso de tratamento do transtorno de ansiedade generalizada e suas interfaces com a neurociência
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4063Resumo
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é uma condição que envolve ansiedade e preocupação excessiva de maneira desproporcional em relação aos eventos ocorridos prejudicando a qualidade de vida do indivíduo. O objetivo desse artigo foi compreender como a prática de meditação pode ser um recurso de tratamento ao TAG. A metodologia utilizada foi pesquisa bibiográfica com abordagem acadêmica qualitativa. Após a leitura dos documentos científicos foi possível identificar dois tipos predominantes de Ansiedade - normal ou patológica. A última pode contribuir para o desenvolvimento do TAG, sendo o Brasil um país com uma taxa alarmante de casos. Recomenda-se como possibilidade de recurso de tratamento a Meditação. Conclui-se que a prática contínua da meditação pode ajudar no tratamento do TAG e ativa diversas áreas cerebrais aumentando o bem-estar e diminuindo a ansiedade patológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rennan Márcio Gonçalves Lopes, Thalles Vaz de Paula, Vitor Siqueira de Moraes Mesquita
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/