Contribuições da Terapia Cognitivo Comporamental no tratamento da Dependência Tecnológica em Crianças e Adolescentes

Autores

  • Cristiane de Almeida Toledo da Silva Universidade Geraldo di Biase
  • Juliana Viola Viana Universidade Geraldo di Biase
  • Vitor Siqueira de Moraes Mesquita Universidade Geraldo di Biase

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.4066

Resumo

A utilização dos dispositivos tecnológicos em excesso ocorre com maior frequência durante a infância e adolescência fazendo com que esse público seja suscetível a consequências à saúde mental. O presente artigo abordou a dependência tecnológica em crianças e adolescentes e teve como objetivo compreender de que forma a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) contribui para o tratamento da dependência tecnológica nesse grupo. Foi adotada a pesquisa bibliográfica e os materiais utilizados foram encontrados nas bases de dados da SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde e PePSIC. O público infanto-juvenil que demonstra abuso no uso das tecnologias enfrenta problemas a longo prazo. Dessa forma, o estudo destacou alguns desses prejuízos, além de apresentar as contribuições da TCC no tratamento. A pesquisa mostrou que a TCC oferece intervenções eficazes para o tratamento dos sintomas da dependência tecnológica no público infanto-juvenil.

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Publicado

04/30/2024

Edição

Seção

Dossiê Temático III: Educação, Inclusão e Saúde Mental