Educação no Brasil Diante da Crise: Escancarando o Fracasso Estrutural Escolar Antes e Durante a Pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i3.4072Resumo
O fracasso escolar é resultado de uma complexa interação de vários elementos, incluindo a formação dos professores e as diferenças sociais, que não podem ser analisados de forma isolada. Assim, o objetivo da presente narrativa descritiva-bibliográfica e comparativa deste estudo reside em analisar, descrever e comparar o fenômeno do fracasso escolar antes e durante o contexto da pandemia da COVID-19. O método utilizado foi o descritivo-bibliográfico e comparativo. Os corpora utilizados neste artigo dialogaram com a problemática abarcada neste estudo. Para responder à pergunta central, o estudo evocou pensadores influentes no que tange ao tema do fracasso escolar: Charlot (2000; 2005), Navarro et al. (2016), Petersen; Meneghel; Rausch (2023), Patto (2015), Moscovici (2003), Lahire (1998), Prioste (2020), Sucupira et al. (2014), Souza (2010), Paes e Scichitano (2008), Bianchi (2005), Vygotski (2012), Gilly (2001), Codo e Vasquez-Menezes (1999), Lahire (1998) e Moscovici (2003). O presente estudo considerou na análise dos corpora, que relatam o fracasso escolar antes e durante a pandemia da COVID-19, a evidente mudança significativa no fenômeno do fracasso escolar durante esse período. Assim, antes da pandemia, as pesquisas identificaram várias causas para o fracasso escolar, incluindo problemas disciplinares e psicológicos dos alunos, falta de apoio político, desvalorização profissional dos professores, problemas de aprendizagem e falta de apoio da família, entre outros. Era um cenário complexo, no qual diversos fatores contribuíam para o insucesso dos alunos.
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Copyright (c) 2023 Adriano Menino de Macêdo Júnior, Dr. Leonardo José , Ma. Helena Perpetua
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