A cultura do espetáculo nos esports:
reflexões iniciais de um esporte emergente
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i3.4078Resumo
O fenômeno contemporâneo dos eSports envolve competições organizadas de jogos eletrônicos de forma desportiva e profissional. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi trazer possíveis aproximações entre os aspectos socioculturais dos eSports com a cultura do espetáculo, observando os seus impactos midiáticos, econômicos e sociológicos. Para tanto foi realizado um ensaio com reflexões acerca popularidade e profissionalismo dos eSports, trazendo algumas considerações sobre a sua espetacularização. Dessa forma, destaca-se que o cenário espetacularizado dos eSports que envolvem eventos, competições, transmissões em diferentes mídias, patrocinadores e espectadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rafael Carvalho da Silva Mocarzel, Bruna Santana Anastácio, Anna Cristina Brisola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/