Trilha dos Sinais: Um Game Lúdico para o Ensino do Alfabeto em LIBRAS
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4089Resumo
A Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras, é importante para a comunidade surda do Brasil. No entanto, sua baixa utilização cria desafios de comunicação para os surdos. Este artigo propõe um jogo educativo de tabuleiro que ensina o alfabeto em Libras, combinando componentes físicos e digitais. Além disso, é levado em consideração a integração de técnicas de Machine Learning para validar o aprendizado de Libras através do jogo. Resultados iniciais são promissores, com crianças demonstrando interesse genuíno em aprender mais sobre a Língua Brasileira de Sinais, destacando o potencial dessa abordagem lúdica para promover o ensino deste conteúdo para as crianças ouvintes e surdas, enfatizando a importância da inclusão social. No geral, este artigo enfatiza a necessidade de soluções educacionais inovadoras para incentivar o uso de Libras e promover a inclusão social de crianças surdas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriela Abreu, Anrafel Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/