Trilha dos Sinais: Um Game Lúdico para o Ensino do Alfabeto em LIBRAS

Autores

  • Gabriela Abreu Universidade de Vassouras
  • Anrafel Fernandes Coordenação de Ensino Digital - Universidade de Vassouras / Departamento de Informática - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4089

Resumo

A Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras, é importante para a comunidade surda do Brasil. No entanto, sua baixa utilização cria desafios de comunicação para os surdos. Este artigo propõe um jogo educativo de tabuleiro que ensina o alfabeto em Libras, combinando componentes físicos e digitais. Além disso, é levado em consideração a integração de técnicas de Machine Learning para validar o aprendizado de Libras através do jogo. Resultados iniciais são promissores, com crianças demonstrando interesse genuíno em aprender mais sobre a Língua Brasileira de Sinais, destacando o potencial dessa abordagem lúdica para promover o ensino deste conteúdo para as crianças ouvintes e surdas, enfatizando a importância da inclusão social. No geral, este artigo enfatiza a necessidade de soluções educacionais inovadoras para incentivar o uso de Libras e promover a inclusão social de crianças surdas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08/30/2024

Edição

Seção

Primeiros Escritos