Gamificação na Educação
Graphogame®, Um Auxílio Para Alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i3.4100Resumo
A escolha deste assunto surgiu de indagações referentes ao problema da alfabetização EAD no período pandêmico em 2020, e o lançamento do Graphogame Brasil pelo MEC, trouxe um apoio para os professores nas atividades de ensino remoto, pois é um aplicativo virtual de jogos de alfabetização que estimula as crianças na fase pré-alfabética e inicial alfabética, a desenvolverem as habilidades fonológicas de leitura em seus processos de aprendizagem, de maneira objetiva e prazerosa. Nesta pesquisa, associou-se a Teoria de Flow, que defende que atividades prazerosas podem gerar nos indivíduos sensação de motivação imediata e mecanismos que geram um processo de crescimento cognitivo. Uma ferramenta gameficadora pode gerar a mesma sensação explicitada neste conceito psicológico de M. Csikszentmihalyi. Para a elaborar este trabalho, utilizou-se a metodologia de análise bibliográfica, tanto para conhecer os métodos de alfabetização, quanto para entender a utilização de ferramentas gamificadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Andreza Maria Baptista Cordeiro, Irenilda Reinalda Barreto de Rangel Moreira Cavalcanti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/