Georreferenciamento em Imóveis Urbanos: Uma Análise da Regularização Imobiliária Urbana no Município de Miguel Pereira/Rj
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.4103Resumo
A ausência de legislação avançada e a falta de recursos tecnológicos resultam em fiscalização e controle ineficientes das Secretarias Municipais, levando a problemas como conflitos de vizinhança, ordenamento irregular do solo urbano, parcelamento inadequado do solo urbano e tributação ineficiente. Para minimizar essas problemáticas, a pesquisa propõe o uso do georreferenciamento como instrumento de regularização imobiliária urbana e a implementação de um cadastro único multidisciplinar. Isso reduziria a judicialização de conflitos de vizinhança, facilitaria o ordenamento urbano, a regularização imobiliária e a atualização de matrículas e cadastros imobiliários, além de aumentar a arrecadação municipal. A proposta inclui a integração dos cadastros municipais com base em um sistema de georreferenciamento de imóveis urbanos e a atualização legislativa municipal para absorver as novas tecnologias. Os objetivos específicos incluem a apresentação de uma nova abordagem de dados georreferenciados para o município de Miguel Pereira, RJ, a identificação das vantagens do uso de uma base de dados georreferenciados e a demonstração de como o georreferenciamento pode impactar os Direitos de Vizinhança no âmbito do Direito Civil, assim como a fiscalização por parte dos órgãos municipais. A demora na análise de projetos pelos órgãos municipais representa um risco para a ocupação irregular do solo e para conflitos de vizinhança. A falta de uma base abrangente de dados municipais de limites de propriedades urbanas dificulta a fiscalização de novos empreendimentos imobiliários e implica na forma como os proprietários ocupam esses espaços, representando um desafio para o município que ainda depende de um monitoramento precário. A integração institucional dos cadastros municipais no sistema de georreferenciamento proposto resultaria em um controle imobiliário mais eficaz, rápido e seguro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rodrigo Ganhadeiro, Flávia Monsores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/