A imunização contra a COVID-19 pela ótica dos usuários do SUS: uma análise netnográfica
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4110Resumo
O objetivo desse estudo é apreender sobre a imunização contra a COVID-19 no pela ótica dos usuários do Sistema Único de Saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, observacional, do tipo netnográfico realizado no Instagram, no perfil da hashtag (#)VACINAPARATODOS. Foram coletadas 100 publicações, entre os dias 17 a 20 de julho de 2021, distribuídas em 25 publicações por dia. As publicações compuseram um corpus textual, e passou por análise lexical com auxílio do software IRAMUTEQ, originando uma nuvem de palavras e em seguida foi submetido à análise de conteúdo de Bardin. Como resultados emergiram três categorias: Percepção do cenário pandêmico; Expectativas da imunização e esperança de dias melhores; Hesitação vacinal e negacionismo. Observou-se que as percepções são complexas, permeadas por sentimentos de dor, insegurança e sofrimentos, porém mostrou formas de enfrentamento com emoções como alívio e valorização da ciência, mesmo com o negacionismo de alguns brasileiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Natalí Nascimento Gonçalves Costa, Rejane Santos Barreto , Laís Pinheiro de Brito, SIMONE SANTOS SOUZA, Maria Lúcia Silva Servo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/