Instrumentos neuropsicológicos na avaliação de déficit cognitivo em pacientes adultos com COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4193Resumo
Os prejuízos à saúde mental oriundos da pandemia de COVID-19, não se restringiram aos efeitos psicossociais, se estendendo às sequelas neurológicas. Assim, é importante observar os instrumentos neuropsicológicos utilizados para essa detecção. Objetivo: Averiguar quais instrumentos neuropsicológicos foram utilizados para avaliar déficit cognitivo em pacientes adultos com COVID-19. Objetivos Específicos: Verificar o tempo médio na qual os instrumentos são aplicados pós-infecção; Sumarizar os principais déficits cognitivos apontados pelos instrumentos. Metodologia: Revisão de escopo com busca de artigos em periódicos nacionais e internacionais indexados nas bases de dados PsyInfo - APA, Scopus, Pubmed, Embase, EBSCO e Web of Science, com uma string específica, conduzida por dois juízes independentes. Após seleção e categorização, os dados foram examinados pelo método de Análise Temática. Resultados: Verificou-se uma variedade de 25 testes neuropsicológicos nos 6 estudos analisados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pedro Henrique Nogueira Guerra, Mylena Chaves Muniz Santos, Gisele Cristina Resende, Marck de Souza Torres
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/