A economia solidária na integração de migrantes venezuelanos: reflexões de um caso em Pernambuco, Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4210Resumo
Para dar alguma resposta aos venezuelanos que migraram recentemente ao país, o Governo do Brasil, dentre outras ações, interiorizou os migrantes para diversas localidades brasileiras. No entanto, a grande maioria não tendo expertise para acolhida de migrantes. Sem oportunidades no Mercado, e com dificuldades de receber apoio adequado do Estado, coube às instituições da sociedade civil auxiliar na acolhida e integração desses migrantes que acabam em situação de vulnerabilidade. Este artigo tem como objetivo descrever a experiência desenvolvida pela CBNE2 para integração econômica de migrantes venezuelanos através de práticas de viés solidário. Para tal, abordamos 10 histórias de migrantes empreendendo com o apoio de um fundo rotativo solidário e os analisamos sob a ótica dos vetores empreendedor e solidário propostos por Gaiger. Uma alternativa contra-hegemônica que apesar de não solucionar todos os problemas enfrentados, pôde dar melhores oportunidades aos recém-chegados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonio Fagner da Silva Bastos, Gabriel Benício de Mello, Daniella Ramos da da Silva, Sérgio Carvalho Benício de Mello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/