A transformação da indústria criativa
Explorando a emergência da economia criativa e seu papel na economia global
Resumo
A agenda de pesquisa sobre o tema das indústrias criativas segue pertinente desde que foi concebida no contexto da última década do século XX. As mudanças paradigmáticas, que colocarem o assunto em evidência, correspondem a alterações do próprio capitalismo no momento de consolidação do neoliberalismo e substituição do modelo de produção industrial para a valorização intelectual. Este artigo de revisão narrativa, baseado em pesquisa bibliográfica exploratória, se debruça sobre o progresso conceitual da indústria criativa para a economia criativa. Os resultados apontam para o distanciamento entre os conceitos de indústrias culturais e indústrias criativas, mas aproximação deste último com a economia criativa, por vezes confundidos. Baseada na propriedade intelectual e capital simbólico, as estratégias para seu desenvolvimento parecem corresponder ao crescimento econômico, social e preservação cultural e artística, respondendo ao desenvolvimento sustentável dos territórios.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juliano Mauricio de Carvalho, Camila Serra, Victor Simões Zamberlan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/