Violência por Parceiro Íntimo em Relações Homossexuais Masculinas
Um estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.4286Resumo
Analisamos os significados da VPI nas relações íntimas de um grupo de homens que mantém relações homossexuais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde oito homens que mantém relações íntimas com outros homens foram entrevistados. Os dados foram analisados pela Análise Temática e construímos quatro temas: Performatividade de Masculinidades; Intergeracionalidade; Sexualidade; Disputa de poder. As relações aqui analisadas foram permeadas por disputas de poder baseadas gênero, raça e classe, que culminaram em VPI. Observamos que os esteriótipos de gênero deram inteligibilidade as violências sexuais. Os participantes da pesquisa, principalmente aqueles que não performatizam os estereótipos de masculinidade esperados, foram expostos a uma carga de estresse social intensa que teve reflexo nas situações de VPI relatadas. Concluímos que a interseccionalidade entre diversos fatores sociais dificulta que homens se reconheçam como envolvidos em tais situações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniel Cerdeira de Souza, Adriano Beiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/