Treinamento em Ressuscitação Cardiopulmonar Extra-Hospitalar. Comparação Entre Alunos da Área de Humanas e Saúde.
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.4294Resumo
A parada cardiorrespiratória (PCR) é um evento súbito, com elevada mortalidade, podendo ser revertida em caso de socorro imediato, com técnicas corretas de reanimação cardiopulmonar (RCP). Objetivo foi avaliar o conhecimento e capacitar os alunos das áreas de humanas e saúde sobre técnicas de RCP. Projeto de pesquisa “Avaliação do conhecimento em técnicas de RCP”, Comitê de Ética em Pesquisa 5.902.883, entre 2022 e 2023, com aplicação de questionário antes e após capacitação em RCP, segundo a American Heart Association (AHA). Análise estatística utilizando o teste Qui-quadrado de Pearson ou o teste Exato de Fisher, margem de erro para significância de 5%. Ambos os cursos avaliados demonstraram pouco conhecimento acerca do suporte básico de vida na fase pré-capacitação. Após o treinamento, houve aumento significativo do conhecimento ambos os cursos. A capacitação é uma forma de aumentar o conhecimento e engajamentos do público para atuar frente a emergências extra hospitalares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Antônio Cardoso dos Santos, Sara Cristine Marques dos Santos, Pedro Augusto Saldanha dos Santos, Marco Aurélio dos Santos Silva, Eduardo Tavares Lima Trajano, Ivana Picone Borges de Aragão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/