Entre Machados, Leite de Onça e Ombros Devotos
a Luta Marajoara na festa de corte dos mastros de São Sebastião em Cachoeira do Arari
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15iEspecial.4339Resumo
Este estudo teve por objetivo descrever os embates de Luta Marajoara que compõem a festa de corte dos mastros da festividade de São Sebastião, realizada no município de Cachoeira do Arari, ilha de Marajó, Norte do Brasil. Metodologicamente, adotou-se abordagem qualitativa, a Etnometodologia como método, bem como a observação participante, o registro fotográfico, o caderno e o diário de campo como instrumentos para a reunião dos dados. Como resultado, notou-se que, na festa de corte dos mastros, a Luta Marajoara não possui um único espaço delimitado para sua prática. Seu espaço é o capim, a pissarra, a areia. Os lutadores, por vezes, lutam após ingerir bebida alcoólica e os embates ocorrem ao som das folias dedicadas a São Sebastião, carimbó ou músicas carnavalescas. Conclui-se que a festa de corte dos mastros é um momento no qual a Luta Marajoara se faz presente, com performances que a atravessam em diversos momentos e se entrelaçam com outros elementos festivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Welison Alan Gonçalves Andrade, Nazaré Cristina Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/