A síndrome de Burnout em Universitários e as Contribuições da Terapia Cognitivo Comportamental

Autores

  • Ana Keller da Silva
  • Luana Lacerda Vilela
  • Sandra Duarte Antão Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.4398

Resumo

O presente artigo elucida os impactos do estresse na saúde mental de universitários destacando a síndrome de Burnout como uma das consequências encontradas nesse contexto.   A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde foram selecionados estudos que permitiram discorrer compreender como a Síndrome de Burnout pode afetar a vida do estudante universitário e apresentar quais práticas de saúde mental segundo a abordagem Cognitivo Comportamental podem auxiliar de forma preventiva.  A estrutura tradicional de ensino foi apontada como contribuinte para o surgimento e agravamento do burnout, sendo avaliada a importância de repensar o modelo de gestão das instituições de ensino superior, assim como a possibilitar de ofertar suporte emocional e psicológico adequado aos estudantes. É apontado ainda que os estudantes possam aprender a identificar seus próprios limites e estabelecer uma rotina saudável que inclua tempo para descanso, lazer e autocuidado.

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Publicado

04/30/2024

Edição

Seção

Dossiê Temático III: Educação, Inclusão e Saúde Mental