A síndrome de Burnout em Universitários e as Contribuições da Terapia Cognitivo Comportamental
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.4398Resumo
O presente artigo elucida os impactos do estresse na saúde mental de universitários destacando a síndrome de Burnout como uma das consequências encontradas nesse contexto. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde foram selecionados estudos que permitiram discorrer compreender como a Síndrome de Burnout pode afetar a vida do estudante universitário e apresentar quais práticas de saúde mental segundo a abordagem Cognitivo Comportamental podem auxiliar de forma preventiva. A estrutura tradicional de ensino foi apontada como contribuinte para o surgimento e agravamento do burnout, sendo avaliada a importância de repensar o modelo de gestão das instituições de ensino superior, assim como a possibilitar de ofertar suporte emocional e psicológico adequado aos estudantes. É apontado ainda que os estudantes possam aprender a identificar seus próprios limites e estabelecer uma rotina saudável que inclua tempo para descanso, lazer e autocuidado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sandra Duarte Antão, Ana Keller da Silva , Luana Lacerda Vilela
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/