Analisando Narrativas Autobiográficas: Considerações à Luz da Abordagem Teórico-Metodológica de Fritz Schütze
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.4413Resumo
O artigo em tela destaca a importância da Análise de Narrativas Autobiográficas, explorando sua contribuição fundamental para a compreensão das experiências humanas. Fritz Schütze, nesse entremeio, é reconhecido por sua abordagem quanto a tais narrativas, proporcionando um arcabouço teórico robusto para tal método de pesquisa. A interseção com o pensamento bakhtiniano, por sua vez, especialmente quanto à dialogicidade e à polifonia, enriquece a compreensão das dinâmicas interativas nas narrativas autobiográficas. Martin W. Bauer e Sandra Jovchelovitch ampliam essa perspectiva no contexto brasileiro, incorporando elementos culturais e sociais específicos. Isto posto, o presente ensaio teórico-metodológico propôs-se a explorar as contribuições fundamentais da Análise de Narrativas Autobiográficas de Fritz Schütze, destacando os aprimoramentos introduzidos por Martin W. Bauer e Sandra Jovchelovitch no contexto brasileiro, além de investigar as convergências entre essa abordagem e o pensamento de Mikhail Bakhtin, desvelando as complexidades e sinergias que emergem no bojo da pesquisa com narrativas autobiográficas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Renan Vieira de Santana Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/