Impacto da Pandemia de Covid-19 na Qualidade de Vida de Pacientes com Doenças Oncológicas Atendidos no Sistema Único de Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.4423

Resumo

Indivíduos com diagnóstico de doenças neoplásicas foram considerados grupo de risco no cenário da COVID-19. Além das medidas protetivas preconizadas para a população geral, necessitaram adaptar-se a uma nova rotina de cuidados. Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 na qualidade de vida de pacientes com câncer. Estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 30 pacientes adultos com câncer. Para coleta de dados foi utilizado formulário on-line. A maioria dos participantes era do sexo feminino, entre 41 e 61 anos. Metade relatou piora na qualidade de vida. Encontrou-se desobediência às regras de isolamento social e presença de sofrimento emocional, com relato de sintomas de ansiedade e depressão. Conclui-se que os participantes reconheceram prejuízos na qualidade de vida e maior vulnerabilidade em termos de saúde mental; apesar das fragilidades físicas, não seguiam adequadamente as orientações sanitárias recomendadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Dias de Rossi, usp

Psicóloga. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Manoel Antônio Santos

Professor Titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil. Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia (FFCLRP-USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Jorge Henrique Correa dos Santos, usp

Mestre em Psicologia. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Sandra Cristina Pillon

Professora Titular. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.

Downloads

Publicado

04/30/2024

Edição

Seção

Dossiê Temático I: Covid-19 – Saúde e Qualidade de Vida