Impacto da Pandemia de Covid-19 na Qualidade de Vida de Pacientes com Doenças Oncológicas Atendidos no Sistema Único de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.4423Resumo
Indivíduos com diagnóstico de doenças neoplásicas foram considerados grupo de risco no cenário da COVID-19. Além das medidas protetivas preconizadas para a população geral, necessitaram adaptar-se a uma nova rotina de cuidados. Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 na qualidade de vida de pacientes com câncer. Estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 30 pacientes adultos com câncer. Para coleta de dados foi utilizado formulário on-line. A maioria dos participantes era do sexo feminino, entre 41 e 61 anos. Metade relatou piora na qualidade de vida. Encontrou-se desobediência às regras de isolamento social e presença de sofrimento emocional, com relato de sintomas de ansiedade e depressão. Conclui-se que os participantes reconheceram prejuízos na qualidade de vida e maior vulnerabilidade em termos de saúde mental; apesar das fragilidades físicas, não seguiam adequadamente as orientações sanitárias recomendadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adriane Dias de Rossi, Manoel Antônio Santos, Jorge Henrique Correa dos Santos, Sandra Cristina Pillon, ÉRIKA Arantes de Oliveira-Cardoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/