Colaboração entre Empresas e ICTs para Inovação no Paraná
Uma Análise a Partir da Aderência do Capital Humano Local Frente às Demandas Regionais
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.4463Resumo
O objeto deste trabalho é a colaboração entre empresas e ICTs para inovação no estado do Paraná. Seu objetivo é verificar o alinhamento entre a formação do capital humano, demandas dos setores econômicos regionais e suportes do novo MCTI/PR para o desenvolvimento de inovações nesses setores. Utiliza-se dos métodos comparativo e indutivo, com técnica de pesquisa bibliográfica e documental, demonstra que a UEPG possui pós-graduações adequadas para as necessidades locais, que o desenvolvimento de sua região sintoniza com os setores prioritários do Estado e que o novo marco estadual da inovação além de incorporar os progressos da legislação de âmbito federal, contribuiu de forma inovadora trazendo maior permissibilidade face aos atores e atividades previstas nos instrumentos jurídicos. Conclui-se pela existência de coerência no suporte, mas que esta é apenas facilitadora, a depender da integração e interação dos agentes na prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Roberta Monteiro Silva, Lucas Henrique Lima Verde, João Irineu de Resende Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/