História do Karatê no Sertão da Região Nordeste do Brasil

Memória dos Mestres do Vale do São Francisco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v15iEspecial.4581

Resumo

O estudo objetiva construir uma narrativa sobre a história do karatê no Vale do São Francisco, na região Nordeste do Brasil. Partindo, sobretudo, da memória dos mestres, buscou compreender os contextos sociais, as características e estilos de karatê, as possibilidades de sobrevivência, as disputas e organizações sociais e o legado deixado pelos pioneiros. Utilizamos a história oral como aporte metodológico, associada à exposição e análise de documentos icnográficos. As fontes acessadas nos permitem as seguintes considerações: os estilos de karatê prevalentes na região são o shotokan e o shorin ryu; entre o final da década de 1970 e o início da década de 1990, o karatê dominou o mercado das artes marciais da região, deixando um legado esportivo e social em seus praticantes e colaboradores. Atualmente, o legado deixado pelos mestres pioneiros que foram citados ao longo do estudo tem permitido uma série de ações que são relevantes do ponto de vista social, econômico e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Augusto Pereira Lago Filho, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduado em Educação F´´ísica pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

George Almeida Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE); Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF/PE)

É mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). É Licenciado e Bacharel em Educação física. Possui Especialização Metodologia do Ensino de Educação Física e especialização em Docência do Ensino Superior. É professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE). Realiza pesquisas sobre a Educação Física escolar e sobre os aspectos pedagógicos e socioculturais das práticas corporais e da Educação Física

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Realizou pós doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, área de Educação Física Escolar (UNESP, 2016). Doutor em Saúde Coletiva (UECE, 2011). Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR, 2005). Especialista em Psicomotricidade (UECE, 2001). Aperfeiçoamento em Artes Marciais, Esportes de Combate e Lutas (UECE, 2012). Professor de Educação Física (UNIFOR, 1992) (CREF - 590 G/CE). É Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará desde 2005

Álvaro Rego Millen Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutor em Educação Física na Universidade Gama Filho, em 2013. Atualmente é Professor Adjunto do Colegiado Acadêmico de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf (ministra as disciplinas Didática e Currículo), professor e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Univasf (ministra as disciplinas Políticas Curriculares para a Educação Física e Análise de Dados Qualitativos) e é um dos líderes do Grupo de Estudos sobre Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR). 

Downloads

Publicado

06/19/2024