Atuação do enfermeiro frente a pessoa com sepse em serviços de urgência e emergência
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4669Resumo
RESUMO: A identificação tardia de casos de sepse ressalta a importância do conhecimento do enfermeiro sobre sua atuação diante desses pacientes. Descrever a atuação do enfermeiro diante da pessoa com sepse nos serviços de urgência e emergência. Revisão integrativa da literatura, pelas bases de dados BDENF, MEDLINE e LILACS, acessadas através de descritores na Biblioteca Virtual em Saúde, e no PUBMED, dos últimos dez anos, em português e inglês. Observou-se a importância da triagem rápida, uso de escalas como ferramentas diagnósticas e aplicação imediata de "bundles" para reduzir a taxa de mortalidade. Percebe-se também as vantagens e desvantagens na implementação do protocolo. Enfermeiros frequentemente carecem de conhecimento sobre o protocolo de sepse e enfrentam dificuldades na classificação dos sinais clínicos. Há necessidade de protocolos validados, capacitação e atualização para melhorar a qualidade do atendimento e reduzir a morbimortalidade em serviços de urgência e emergência.
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem; Emergência; Enfermeiro; Sepse
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luís Henrique Benn dos Anjos, Aline Farias Alves, Fernanda Silva Santos, Anny Karoliny das Chagas Bandeira, Simone Santos Souza, Amanda Cibele Gaspar dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/