Monsenhor Rios: Representatividade por meio de Discursos de Fé e Impactos na Articulação Comunitária Vassourense

Autores

  • José Antônio da Silva Universidade Santa Úrsula - USU
  • Víviam Lacerda de Souza Instituto Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v15iEspecial.4718

Resumo

RESUMO

Monsenhor Rios, vivenciou parte de sua vida sacerdotal no município de Vassouras, século XIX e hoje é considerado milagreiro pelos seus devotos. Sua representatividade é absorvida por alguns setores locais com o pleiteio de êxito em projetos. Objetivamos aqui mostrar a representatividade do religioso Antônio Rodrigues de Paiva e Rios no contexto do município de Vassouras por meio dos discursos de fé manifestados pelos devotos e identificar os impactos que esta figura sacerdotal gera religiosamente, economicamente, midiaticamente e nos aspectos turísticos da comunidade em que se insere. A metodologia aplicada na pesquisa permeia os estudos bibliográficos, a história oral, análise de conteúdo dos manuscritos e entrevistas semi-estruturadas. Concluímos que a representatividade do Monsenhor Rios agrega valor ao catálogo de turismo vassourense nos aspectos religiosos, contribui com a geração da renda local e mescla interesses públicos e privados.

PALAVRAS-CHAVE

Monsenhor Rios; Fé; Vassouras-RJ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antônio da Silva, Universidade Santa Úrsula - USU

Possui Bacharelado em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CES?JF. Licenciatura em Sociologia pela Faculdade Paulista São José. Pedagogia pela Faculdade Entre Rios do Piauí. Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis. Mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Convalidado pela  Universidade Católica de Petrópolis, UCP. Doutorando em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Católica de Buenos Aires, UCA. Atualmente é Integrante do Conselho Diretor da FUSVE - Fundação Educacional Severino Sombra, mantenedora da Universidade de Vassouras, antiga Universidade Severino Sombra. Foi Coordenador do Curso de Teologia, Diretor de Ensino de Graduação e Reitor da mesma Instituição. É Sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Canonistas. Vigário Geral da Diocese de Valença e Pároco de Vassouras. Juiz Eclesiástico das Dioceses de Valença e Barra do Piraí/Volta Redonda. Docente do Instituto Diocesano de Teologia. Horista da Escola Superior Aberta do Brasil. Docente da Universidade Santa Úrsula. Tem experiência nas área de Teologia e Filosofia, com ênfase em Direito Canônico, Teologia Pastoral, Liturgia, Educação e Religião.

Víviam Lacerda de Souza, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Licenciada em Artes Visuais, Mestre em Educação, Administração e Comunicação; e Doutora em Comunicação Social. Docente de Marketing do Instituto Federal do Rio de Janeiro e coordenadora de extensão do campus Engenheiro Paulo de Frontin. Coordenadora do projeto “O sabor do Marketing e das vendas na cozinha.(IFRJ-CEPF).” Coordenadora do projeto de pesquisa “Cientistas de Marketing (IFRJ-CEPF).” Membro do Grupo de estudos de discurso, comunicação e  ensino - GEDICE e responsável pela linha de pesquisa Marco- Marketing e Comunicação (IFRJ-CEPF). E-mail: [email protected]

Downloads

Publicado

10/01/2024