Violência sexual contra crianças e adolescentes pelas lentes da interseccionalidade
uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4770Resumo
A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma problemática de saúde pública que possui dados alarmantes no Brasil, onde a maioria das vítimas são meninas pretas. Objetiva-se compreender se o perfil etário, de gênero e racial das crianças e adolescentes aumentam as chances de que elas sejam sexualmente violentadas. Realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura acerca da violência sexual contra crianças e adolescentes e do conceito de interseccionalidade, trabalhados conjuntamente. Justificou-se pela escassez de estudos que aproximem essas duas temáticas. Para a revisão, palavras-chave foram utilizadas em 8 bases de dados, sendo que apenas 5 artigos foram selecionados. Emergiram dos estudos temas como a interseccionalidade de gênero, raça e idade, consequências da violência e ações para prevenção. Conclui-se que o campo da interseccionalidade vem sendo construído e está em seu início no Brasil, mas, estudos mostraram que o perfil interseccional das vítimas aumenta suas chances de sofrerem violência sexual.
Palavras-chave: Delitos sexuais; Abuso sexual na infância; Enquadramento interseccional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Silvia Rosa Prieto Urzêdo, Ailton Souza Aragao
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/