https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/issue/feed Revista Mosaico 2024-06-24T14:43:34-03:00 Angelo Ferreira Monteiro Editor Executivo [email protected] Open Journal Systems <p>A Revista Mosaico (R. Mos.) é uma revista multidisciplinar de humanidades, e vem abrir espaço para a publicação de pesquisas de professores, pesquisadores e alunos, não só da instituição sede, como de outros centros de pesquisa e reflexão acadêmicas.</p> <p>eISSN: 2178-7719</p> https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4327 As Artes Marciais e o Desenvolvimento das Virtudes 2024-05-15T10:00:06-03:00 Thiago Pimenta [email protected] Tiago Oviedo Frosi [email protected] Marcelo Alberto de Oliveira [email protected] Fabio José Cardias-Gomes [email protected] <p>Pensar sobre como as pessoas diferenciam o certo do errado, o justo do injusto, e o apropriado do inapropriado, são questões que têm perturbado pensadores antigos e modernos. A cultura clássica grega aspirava à <em>Aretê</em>, e seus mitos, perpetuados por Homero, forneciam exemplos a serem seguidos ou evitados. A cultura japonesa adotou o <em>Bushidô </em>como um acordo não escrito de estilo de vida. Este artigo procura destacar como e por que esses sistemas de aperfeiçoamento moral incorporaram as artes marciais como elementos formativos, focando especialmente em suas semelhanças. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico e uma análise histórica da <em>Aretê </em>e do <em>Bushidô</em>. Foi observado que, apesar das diferenças geográficas e temporais, a <em>Aretê </em>grega e o <em>Bushidô</em> japonês compartilham preocupações semelhantes, como: a inseparabilidade de corpo e espírito, o uso das artes marciais como meio de expressar virtudes e valores morais, e a formação do cidadão.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Thiago Pimenta, Tiago Oviedo Frosi, Marcelo Alberto de Oliveira, Fabio José Cardias-Gomes https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4321 Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate do Brasil 2024-05-15T09:57:49-03:00 Rafael Carvalho da Silva Mocarzel [email protected] Mariana Simões Pimentel Gomes [email protected] Luiz Gustavo Bonatto Rufino [email protected] <p>As lutas, artes marciais e esportes de combate (LAMEC) são práticas corporais socialmente relevantes e estão relacionadas com seus contextos de origem. Dessa forma, é necessário compreender em que medida tais práticas engendram relações com a cultura brasileira. Para isso, objetivou-se apresentar e analisar o panorama histórico e as principais representações sociais e culturais de seis LAMEC popularmente tidas como brasileiras, buscando compreender suas principais características, especificidades e traços de identidade e significação. Por meio de um ensaio teórico, analisou-se especificamente as seguintes práticas: Asamco, Capoeira, Huka-Huka, Jiu-Jitsu Brasileiro, Kombato e a Luta Marajoara. Com base nas análises, conclui-se que a ampliação do respaldo bibliográfico sobre tais LAMEC, muitas das quais ainda são vistas como conhecimentos táticos, pode contribuir com seus processos de desenvolvimento, possibilitando maior fundamentação acerca de suas relações com a cultura brasileira.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Rafael Carvalho da Silva Mocarzel, Mariana Simões Pimentel Gomes, Luiz Gustavo Bonatto Rufino https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4284 O Vale Tudo de 1984 – Gracie Jiu-Jitsu x Boxe Tailandês: Uma Disputa Identitária 2024-05-15T09:59:17-03:00 Ivo Lopes Müller Júnior [email protected] João Ricardo Sonoda-Nunes [email protected] Gonçalo Cassins Moreira do Carmo [email protected] André Capraro [email protected] <p>Na década de 1930, os Gracie consolidaram sua fama como lutadores destemidos em confrontos de Vale-Tudo. A rivalidade com o Boxe Tailandês surgiu nos anos 1980, devido à rápida ascensão dessa modalidade no Rio de Janeiro e a uma briga de rua entre Charles Gracie e Mario Dumar, instrutor da academia Naja. Este estudo busca compreender os fatores e significados do confronto intermodalidades "A Noite das Artes Marciais – Vale-Tudo 1984 - Gracie (Jiu-Jitsu) x Boxe Tailandês", a partir da memória de alguns mestres pioneiros. Recorrendo à história oral híbrida, conclui-se que o evento foi motivado pelo desejo de vingança pela invasão à academia Naja, busca pela afirmação identitária como a modalidade mais eficiente e necessidade de estabelecer-se como uma identidade vencedora, atraindo mais adeptos.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ivo Lopes Müller Júnior, João Ricardo Sonoda-Nunes, Gonçalo Cassins Moreira do Carmo, André Mendes Capraro https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4339 Entre Machados, Leite de Onça e Ombros Devotos 2024-05-15T09:59:44-03:00 Welison Alan Gonçalves Andrade [email protected] Nazaré Cristina Carvalho [email protected] <p>Este estudo teve por objetivo descrever os embates de Luta Marajoara que compõem a festa de corte dos mastros da festividade de São Sebastião, realizada no município de Cachoeira do Arari, ilha de Marajó, Norte do Brasil. Metodologicamente, adotou-se abordagem qualitativa, a Etnometodologia como método, bem como a observação participante, o registro fotográfico, o caderno e o diário de campo como instrumentos para a reunião dos dados. Como resultado, notou-se que, na festa de corte dos mastros, a Luta Marajoara não possui um único espaço delimitado para sua prática. Seu espaço é o capim, a pissarra, a areia. Os lutadores, por vezes, lutam após ingerir bebida alcoólica e os embates ocorrem ao som das folias dedicadas a São Sebastião, carimbó ou músicas carnavalescas. Conclui-se que a festa de corte dos mastros é um momento no qual a Luta Marajoara se faz presente, com performances que a atravessam em diversos momentos e se entrelaçam com outros elementos festivos.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Welison Alan Gonçalves Andrade, Nazaré Cristina Carvalho https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4581 História do Karatê no Sertão da Região Nordeste do Brasil 2024-05-06T17:26:52-03:00 Pedro Augusto Pereira Lago Filho [email protected] George Almeida Lima [email protected] Heraldo Simões Ferreira [email protected] Álvaro Rego Millen Neto [email protected] <p>O estudo objetiva construir uma narrativa sobre a história do karatê no Vale do São Francisco, na região Nordeste do Brasil. Partindo, sobretudo, da memória dos mestres, buscou compreender os contextos sociais, as características e estilos de karatê, as possibilidades de sobrevivência, as disputas e organizações sociais e o legado deixado pelos pioneiros. Utilizamos a história oral como aporte metodológico, associada à exposição e análise de documentos icnográficos. As fontes acessadas nos permitem as seguintes considerações: os estilos de karatê prevalentes na região são o shotokan e o shorin ryu; entre o final da década de 1970 e o início da década de 1990, o karatê dominou o mercado das artes marciais da região, deixando um legado esportivo e social em seus praticantes e colaboradores. Atualmente, o legado deixado pelos mestres pioneiros que foram citados ao longo do estudo tem permitido uma série de ações que são relevantes do ponto de vista social, econômico e cultural.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pedro Augusto Pereira Lago Filho, George Almeida Lima, Heraldo Simões Ferreira, Álvaro Rego Millen Neto https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4333 Tecendo o Mosaico das Lutas/Artes Marciais na Educação Física escolar 2024-04-16T14:28:04-03:00 Álex Sousa Pereira [email protected] Elaine Prodocimo [email protected] Fábio Pinto Gonçalves dos Reis [email protected] <p>Esse ensaio aborda a complexidade da integração das Lutas/Artes Marciais (L/AM) na Educação Física escolar enquanto unidade temática na busca de analisar a posição muitas vezes contraditórias dessas práticas no currículo da área. De forma específica, investiga-se as tensões entre a rejeição histórica das L/AM, as abordagens de ensino tradicionais, o uso de jogos de oposição e a necessidade de uma pedagogia mais crítica e problematizadora nas aulas de Educação Física. Com uma metodologia de ensaio teórico, o trabalho se aprofunda na análise de argumentos estabelecidos à negação de tal manifestação na escola, contrastando-os com a realidade prática e engajando-se em um diálogo crítico com literatura especializada e com aporte da pedagogia crítica. Nesse contexto, destaca-se a relevância das L/AM não apenas pelo seu valor corporal e de movimento, mas em razão do seu rico substrato cultural e histórico. Sendo assim, discutimos os desafios e potencialidades da inclusão das L/AM na Educação Física escolar, enfatizando a necessidade de superar preconceitos e mal-entendidos associados a essas práticas. O texto conclui que as L/AM devem ser tematizadas nas aulas de Educação Física escolar como parte da cultura corporal, ressaltando a importância de abordagens pedagógicas que respeitem sua complexidade e contribuam à formação integral dos(as) estudantes.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Álex Sousa Pereira, Elaine Prodocimo, Fábio Pinto Gonçalves dos Reis https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4180 Representações Sociais de Professores de Educação Física Sobre o Ensino do Conteúdo de Lutas na Escola 2024-02-21T14:19:34-03:00 Anderson Carvalho de Oliveira [email protected] Gabriela Conceição de Souza [email protected] Felipe da Silva Triani [email protected] <p>No Brasil, os objetivos e propostas educacionais da Educação Física sofreram transformações com a publicação da BNCC, impactando diretamente a formação profissional e a prática pedagógica. Este artigo analisa as Representações Sociais (RS) dos professores de Educação Física escolar sobre o conteúdo de lutas. O estudo é de caráter qualitativo-quantitativo e se apropriou da Teoria das RS, tendo sido realizado com professores de Educação Física atuantes em todos as etapas da Educação Básica das redes públicas e privadas do Rio de Janeiro. Os resultados evidenciam representações sociais de que as lutas na Educação Física escolar parecem ser, ainda, uma dificuldade de aplicação, mesmo para professores que tiveram vivências e experiências em diferentes artes marciais. Dessa forma, o Núcleo Central das RS apareceu associado à disciplina e à dimensão procedimental do conhecimento, a qual se resume à prática de jogos de oposição e práticas que não buscam definir uma modalidade de arte marcial.&nbsp;</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Anderson Carvalho de Oliveira, Gabriela Conceição de Souza, Felipe da Silva Triani https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4338 O Ensino de Lutas na Escola: Uma Revisão Integrativa da Literatura 2024-02-22T14:31:49-03:00 Maria Eduarda Bezerra Lacerda-Swendsen [email protected] Edson Swendsen Ferreira da Rocha [email protected] Pierre Normando Gomes-da-Silva [email protected] <p>Esta produção tem como objetivo analisar o ensino das lutas nas aulas de educação física no ensino fundamental, utilizando os principais achados de artigos produzidos no período de 2018 a 2023. No que se refere à metodologia, trata-se de uma revisão integrativa, executada mediante busca nos bancos de dados científicos: Google Acadêmico, Lilacs, SciELO e Periodicos CAPES, a partir dos descritores: “ensino das lutas”, “lutas na escola” e “lutas na educação física escolar”. Assim, seguindo os critérios de inclusão, de um total de 1.266 artigos, foram selecionados 15 artigos para integrar a revisão. Apesar de muitos estudos evidenciarem as benesses da prática das lutas na educação física escolar, ainda persiste um modo de abordagem mais restrito, pouco abordado nas escolas. De acordo com esta pesquisa, esse fato pode ser justificado por fatores como a suposta violência intrínseca atribuída, a carência de materiais adequados para a aula e pela falta de preparo docente.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Maria Eduarda Bezerra Lacerda-Swendsen, Edson Swendsen Ferreira da Rocha, Pierre Normando Gomes-da-Silva https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4216 Resenha do Livro “Ensino (e aprendizagem) as Lutas” 2024-04-11T13:29:04-03:00 Rafael Carvalho da Silva Mocarzel [email protected] <p>Resenha do livro “Ensino (e aprendizagem) das lutas”, escrito pela professora Dra. Mariana Simões Pimentel Gomes e publicado em 2023 pela editora Appris (Brasil). A obra traz à luz um dilema tradicional e contemporâneo de professores e pesquisadores do universo das Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate (LAMEC): unir harmonicamente práticas tradicionais das LAMEC com novas possibilidades pedagógicas refletidas e propostas no universo acadêmico em geral. Para tal, de maneira mais específica, analisou (<em>in loco</em>) e comparou o contexto universitário do ensino de LAMEC tanto no Brasil quanto na França.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Rafael Carvalho da Silva Mocarzel https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4337 O Estudo científico sobre o Krava Maga na lusofonia 2024-06-24T14:43:34-03:00 Bruna Medeiros Neves [email protected] Lorran Eduardo Laborão Moreira Oliveira [email protected] Vitor Luiz da Silva Gonçalves [email protected] Rafael Carvalho da Silva Mocarzel [email protected] <p>O estudo traz como questão: quais são as características das publicações científicas, em português, sobre a prática marcial israelense Krav Maga, nos últimos 10 anos? O objetivo geral é analisar a produção científica sobre o Krav Maga em 3 das principais bases de dados utilizadas em pesquisa na Educação Física. A pesquisa foi estruturada como revisão de escopo qualitativa. O problema elencado foi a caracterização da publicação científica brasileira sobre o Krav Maga englobando suas possíveis atuações. O contexto se relacionou com a quantidade de publicações, nível de evidência, área profissional dos autores, se as publicações são de forma uni ou multiprofissional, temas mais pesquisados e frequência de publicações. Selecionaram-se 3 estudos. Só o Periódicos CAPES teve resultados em português. Os estudos analisados retratam benefícios biológicos da prática. Notou-se carência no campo das ciências humanas, estruturas organizacionais da modalidade e o uso de movimentos para autodefesa.</p> 2024-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Bruna Medeiros Neves, Lorran Eduardo Laborão Moreira Oliveira, Vitor Luiz da Silva Gonçalves, Rafael Carvalho da Silva Mocarzel https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4753 Editorial V15 N1 - Edição Especial 2024 2024-06-19T10:41:55-03:00 Editora Universidade de Vassouras [email protected] 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Editora Universidade de Vassouras https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4754 Expediente V15 N1 - Edição Especial - 2024 2024-06-19T11:27:58-03:00 Editora Universidade de Vassouras [email protected] 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Editora Universidade de Vassouras