Injuria Renal Aguda em Paciente com Síndrome Nefrótica: Relato de Caso
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v9i2.1395Palavras-chave:
Síndrome Nefrótica, Injúria Renal Aguda, Necrose Tubular Aguda.Resumo
A Síndrome Nefrótica é uma doença do tipo glomerular com etiologias variadas. Apresenta-se com proteinúria, hipoalbuminemia, edema e hipercolesterolemia. A fisiopatologia dessa síndrome ocorre pelo aumento da filtração glomerular de macromoléculas devido a uma alteração na barreira de filtração da parede capilar, podendo ser seletiva ou não seletiva. A doença de lesões mínimas (DLM) é uma etiologia primaria dessa síndrome, se apresenta principalmente na infância, mas pode ser encontrada em todas as faixas etárias. Em alguns casos a DLM pode se associar a injuria renal aguda (IRA), um evento incomum, porém de extrema importância. Quando presente pode estar associado a níveis graves de proteinúria e hipoalbuminemia. Este trabalho relata um caso de síndrome nefrótica que evoluiu com IRA, cujo objetivo é analisar a evolução clínica e discutir o manejo terapêutico deste agravo com embasamento em referências bibliográficas atualizadas.Downloads
Referências
Johnson RJ, Feehally J, Floege J. Nefrologia Clínica: Abordagem Abrangente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016, 3660p.
Smith JD, Hayslett JP. Reversible Renal Failure in the Nephrotic Syndrome. Am J Kidney Dis. 1992; 19: 201-213.
Stellato T et al. Severe Reversible Acute Renal Failure in Idiopathic Nephrotic Syndrome. JNephrol. 2010; 717-724.
Jennette JC. Falk RJ. Adult minimal change glomerulopathy with acute renal failure. Am J Kidney Dis. 1990; 16: 432- 437.
Abraham T. Nayak-Rao S. Shenoy P. Revisiting Acute Kidney Injury in Mini-mal Change Disease a Case Report and of Literature. ARC Journal of Nephrology. 2010; 2(1): 1-5.
Kidney Disease: Improving Global Outcomes (KDIGO) CKD Work Group. KDIGO. Clinical Practice Guideline for Glomerulonephritis. 2012; 2(5):177-180.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/