Linfoma Difuso de grandes células B rico em células T/Histiócitos com características do Linfoma de Hodgkin de Predomínio Nodular Linfocitário: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v11i1.1920Resumo
A atual classificação dos linfomas é baseada em um complexo sistema de características clínicas, morfológicas, imunofenotípicas e moleculares. O presente relato tem como objetivo descrever um caso de diagnóstico desafiador de um linfoma com características do Linfoma de Hodgkin de Predomínio Nodular Linfocitário (LHPNL) e Linfoma B Rico em células T/Histiócitos (LBRCT/H). Paciente, 38 anos, sem comorbidades compareceu ao ambulatório com queixa de linfonodomegalias generalizadas há aproximadamente 4 anos, com aumento progressivo ao longo dos anos, associado a emagrecimento de cerca de 20kg, sudorese noturna, febre e tosse. Ao exame físico, presença de massa bulky em região inguinal direita de 28 cm e edema ipsilateral. O histopatológico e o estudo imuno-histoquímico não puderam diferenciar entre LHPNL em LBRCT/H. O caso foi conduzido como LBRCT/H devido apresentação clínica avançada, com massa bulky e sintomas B, refletindo o caráter agressivo da doença. O linfoma de Hodgkin (LH) é uma neoplasia maligna rara de células B e, no que diz respeito a transformação para o Linfoma Difuso de grandes células B (LDGCB), um levantamento mostrou que 3-6% dos LHPNL irão se transformar em um LDGCB de caráter agressivo ou podem, ainda, apresentar simultaneamente um LHPNL e um LDGCB4. Isto pode alterar o curso e a escolha do tratamento, já que existem protocolos distintos dependendo do tipo histológico da doença. Deve-se, também, levar em consideração as manifestações clínicas da doença, pois, como no estudo em questão, pode haver dúvida diagnóstica através de exames complementares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/