Arboviroses: Estudo Longitudinal de Casos de Dengue
Arboviruses: Longitudinal Study of Dengue cases
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v10i2.1977Resumo
A dengue configura-se atualmente como a arbovirose mais prevalente no mundo. Cem milhões de habitantes de países tropicais se infectam, por ano, com o vírus causador da dengue, que é hoje objeto da maior campanha de saúde pública do Brasil. O objetivo deste estudo foi analisar os casos de dengue notificados no município de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro, RJ. O levantamento foi realizado a partir dos boletins epidemiológicos colhidos no Centro de Vigilância em Saúde (CVS), da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Vassouras, RJ. Foram identificadas as áreas mais acometidas com casos de suspeita de dengue e realizada uma análise comparativa dos dados colhidos no período de 2014 a 2017. De acordo com os dados colhidos, a área Grecco manteve-se um número de notificações de casos em 3 anos consecutivos de abrangência deste estudo. E os maiores índices em 2 anos consecutivos mostraram as áreas do Centro, Madruga e Carvalheira. Ao analisar o período de maior ocorrência, a estação mais crítica foi o outono, com maior número de notificações da doença. Este estudo possibilitará um controle mais eficaz desta arbovirose no município de Vassouras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/