A imagética motora no desempenho funcional de pacientes com Esclerose Múltipla: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v11i1.2322Resumo
A Esclerose Múltipla é uma doença neurodegenerativa incapacitante oriundas de danos ao Sistema Nervoso Central. Entre os sinais e sintomas destacam-se os comprometimentos motores, sensoriais e emocionais que interferem negativamente na qualidade de vida desses pacientes. A Imagética Motora é uma terapia usada através da simulação mental do ato motor capaz de promover alterações neurofisiológicas e melhorar o desempenho funcional. O objetivo desta revisão é verificar o efeito da imagética motora no desempenho funcional de pacientes com esclerose múltipla. Dessa forma, realizou-se uma busca nas bases e banco de dados Pubmed, PEDro, Scopus e Web of Science utilizando os descritores “motor imagery” AND “multiple sclerosis” AND “ functionality”. estipulando critérios de inclusão e de qualidades metodológicas. No total 5 artigos foram incluídos e compuseram a análise da revisão. Os resultados evidenciaram melhoras significativas na marcha, equilíbrio, qualidade da caminhada, fadiga e qualidade de vida desses pacientes. Conclui-se então que a imagética motora é uma intervenção eficaz na reabilitação funcional de pacientes acometidos pela Esclerose Múltipla.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/