Transtornos Hipertensivos na Gestação e no Puerpério: Uma Análise Epidemiológica em Território Nacional Pelo Período de Uma Década
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v12i3.2471Resumo
A doença hipertensiva da gravidez representa a complicação mais frequente da gestação, com riscos para a saúde materno-fetal. Caracteriza-se pelo comprometimento clínico e laboratorial, com aumento dos níveis pressóricos desde graus leves até graves. Objetivo: Avaliar o panorama da hipertensão na gravidez no Brasil e regiões. Metodologia: Realizada coleta de dados do DATASUS pelo sistema de informações hospitalares e de morbidade hospitalar, no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2019, sobre tratamento de edema, proteinúria e transtornos hipertensivos na gravidez, parto e puerpério. Houve 98.706 internações por DHEG no Brasil. A região brasileira com o maior número de casos foi a Sudeste, com 42.657 internações, destas 22.930 pertencentes à cidade de São Paulo. Apesar da Região Sudeste ter sido a região com o maior número de internações, a Região do Nordeste apresentou o maior número de óbitos e a maior taxa de mortalidade. Conclusão: É uma doença com baixa taxa de mortalidade, mais prevalente em mulheres pardas e que apesar de possuir um número maior de internações concentrado no Sudeste, a região nordeste apresenta maior incidência de óbitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/