Análise Epidemiológica de pacientes com doença de Parkinson nos últimos 5 anos nas regiões brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v13i1.2764Resumo
A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa comum, com uma fisiopatologia complexa. Além de uma etiologia e história natural pouco conhecida e tratamento curativo ainda não definido. Foi realizada uma coleta observacional, descritiva e transversal dos dados de Doença de Parkinson, disponíveis no DATASUS – Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), do período de Janeiro de 2015 a Dezembro de 2019. Observou-se um total de 5099 internações sendo 89,52% maiores de 50 anos, com uma concentração na faixa etária dos 60-70 anos, e 58,77% componentes do sexo masculino. Com uma mortalidade crescente, a distribuição nacional da doença se concentra na região sudeste, todavia é a região norte que tem a maior taxa de mortalidade. Em comparação a literatura disponível, esses fatos se mostram assertivos, chamando atenção todavia para a alta mortalidade do sexo feminino, e a relação inversa entre incidência e mortalidade nas regiões brasileiras. Conclui-se então, que DP é uma condição clínica de grande relevância, sendo possível observar um grupo de risco para o qual deve ser estabelecido ações de diagnóstico e terapia precoce, a fim de melhorar a qualidade de vida final desses pacientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/