Trauma Cranioencefálico na Infância
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v1i1.30Palavras-chave:
Trauma cranioencefálico. Criança. Sequelas.Resumo
O trauma crânio-encefálico (TCE) grave é uma das mais prevalentes causas de morte e de deficiência física. É considerada uma das patologias de maior impacto na qualidade de vida. Mas os principais tipos de lesões são, no parênquima cerebra, cerca de 55% dos casos; contusões cerebrais, 45% a 60% das lesões traumáticas primárias, além de outras lesões intracranianas como o hematoma subdural agudo e hemorragia meníngea traumática. As alterações neuropsicológicas, que podem também aparecer, são numerosas e diversificadas e dependem de fatores como a gravidade do traumatismo, características do dano cerebral e das zonas afetadas (tamanho e localização) e características pré-mórbidas do sujeito. Descrevemos o caso de uma criança de 11 anos, do sexo masculino, residente em Vassouras-RJ, vítima de TCE em atividade de recreação. Na tomografia computadorizada foi evidenciada uma lesão temporo-parietal, com exposição de massa encefálica; presença de focos hemorrágicos; edema difuso e áreas de necrose cerebral. Mas que cursaram com sequelas significativas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/