A importância do aleitamento materno exclusivo na prevenção da obesidade infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rs.v14i1.3233

Resumo

A obesidade infantil vem crescendo nos ultimos anos, esse fator é preocupante pois existe o risco de se tornarem adultos obesos com condições mórbidas associadas que prejudicam a saúde do indivíduo. O objetivo desse estudo foi analisar se o aleitamento materno exclusivo previne a obesidade infantil e qual a relação com o tempo de amamentação. Foi realizada uma busca por trabalhos científicos nas plataformas Pubmed e Lilacs utilizaram os descritores “aleitamento materno exclusivo”, “obesidade infantil” e “sobrepeso infantil” tanto no português como no inglês, os quais foram conectados pelo descritor booleano “AND”. Sendo assim, um total de 20 artigos foram incluídos após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Após análise dos estudos foi observado que o aleitamento materno previne a obesidade infantil e o tempo de aleitamento materno foi divido em seis meses, um anos e o aleitamento materno misto. A prática do aleitamento materno é recomendada até os dois anos de vida ou mais. O aleitamento feito de forma incorreta colabora com a gênese da obesidade infantil. Um estudo afirmou que o aleitamento materno exclusivo até os seis meses associou-se com um menor índice de massa corporal e menor chance de obesidade nas crianças menores de três anos. A amamentação exclusiva até os seis meses é um fator protetor contra a obesidade infantil e por isso, medidas de proteção à saúde devem ser realizadas no pré-natal, com objetivo de enfatizar a importância e os benefícios do aleitamento materno para a mãe e para o bebê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia, UNIVERSIDADE DE VASSOURAS

A Patrícia Martins Pinto é a orientadora, nesse item Papel do colaborador, não sei o que marco para ela, deixei como autora. 

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Moreira Penedo, M., Martins Pinto , P. ., Benedini Strini Portinari Beja, G. ., Hybner Gonçalves, M. ., Anderi, S. ., & Alves Leite da Luz Oliveira, G. (2023). A importância do aleitamento materno exclusivo na prevenção da obesidade infantil. Revista De Saúde, 14(1), 33–40. https://doi.org/10.21727/rs.v14i1.3233

Edição

Seção

Artigos Originais