O exercício físico na promoção de saúde em pessoas idosas: Revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rs.v15i2.3983

Resumo

O envelhecimento caracteriza-se por alterações progressivas e dinâmicas na capacidade física e cognitiva, resultando em perda de função para atividades da vida diária. Evidências crescentes mostram relação estreita entre inatividade física e declínio cognitivo nesse processo. Acredita-se que a saúde do cérebro está fortemente ligada à saúde física, e que atividade física poderia atenuar condições associadas ao envelhecimento. O objetivo dessa revisão é discutir os tipos de atividade física com efeitos mais benéficos sobre as condições mais prevalentes nas pessoas idosas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, retrospectiva e transversal executado por meio de uma revisão integrativa da literatura. As bases de dados utilizadas foram SciELO e PubMed. A busca pelos artigos considerou os descritores “aged”, “physical activity” e “benefits”, utilizando o operador booleano “AND”. Foram incluídos artigos publicados nos últimos dois anos (2020-2022), em inglês, português e espanhol, de acesso livre e do tipo ensaio clínico e estudo clínico controlado e randomizado. Foram selecionados 26 artigos. Os artigos apontaram benefícios com melhora principalmente da função cognitiva e capacidade física geral, diminuindo o risco de quedas. Melhores efeitos estão documentados no exercício aeróbico realizado de forma isolada ou em conjunto com outras modalidades de exercícios.  O grau de limitação e evolução da doença de base determina o efeito do exercício. A prática de exercício físico em idosos é benéfica quando se leva em conta as características individuais, comorbidades e tipo de exercício a ser realizado. É necessário um trabalho multidisciplinar e longitudinal, com profissionais qualificados supervisionando o exercício.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Júlia Campos Guerra, Universidade de Vassouras

Médica graduada pela Universidade de Vassouras e graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestrado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da UFJF. 

Downloads

Publicado

2024-09-13

Como Citar

Calais Luciano, M. L., & Campos Guerra, M. J. (2024). O exercício físico na promoção de saúde em pessoas idosas: Revisão de literatura. Revista De Saúde, 15(2), 09–19. https://doi.org/10.21727/rs.v15i2.3983

Edição

Seção

Artigos Originais