A relação entre a apneia obstrutiva do sono e mudanças no estilo de vida.
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v15i1.4059Resumo
A apneia obstrutiva do sono (AOS) é uma patologia de alta prevalência e impacto deletério na saúde em função disso é um distúrbio o qual vem sendo cada vez mais estudado. A AOS é caracterizada por colapsos repetidos das vias aéreas superiores durante o sono, trazendo à esfacelação do sono, hipóxia e outros problemas. A obesidade, a idade, os hábitos de vida destoantes e o sexo são fatores de risco para a AOS. O tratamento padrão é o uso de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP), porém mudanças no estilo de vida, como modificação na dieta, exercícios e perda de peso, também são recomendadas. Foi realizada uma busca por trabalhos prévios nas bases de dados PubMed e Portal Regional da BVS e um total de 17 artigos científicos foram incluídos após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Através das análises dos estudos foi visto que grande parte disserta a favor da mudança no estilo de vida e redução de peso evidenciando que são favoráveis na melhora da AOS, reduzindo a gravidade da doença e melhorando a qualidade de vida, outros artigos divulgam a importância da inclusão da tecnologia na busca por tal causa de se beneficiar na melhora da patologia e por fim há alguns pontos que abordam o tempo nesse quesito de tratamento. Visto isso, é fundamental que possamos fornecer e saber a devida importância das alterações na maneira de viver sobre a patologia AOS, redução de peso, exercícios físicos e outras medidas saudáveis são impactantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Raphael Costa Silva, Emílio Conceição de Siqueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/