Uso de simulação no ensino de urgência e emergência pré-hospitalar para discentes de medicina: Relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v8i1.460Palavras-chave:
Medicina de Emergência, Educação Médica, Simulação de Paciente, Avaliação.Resumo
As situações de emergência requerem intervenção imediata, de forma objetiva e eficaz, de modo a reduzir as possíveis sequelas e aumentar a sobrevida das vítimas. Por esse motivo, a ONG Projeto Vidas, composta por alunos do curso de Medicina da Universidade Severino Sombra, através do ensino por simulações, promove oportunidades para aquisição de habilidades cognitivas e psicomotoras de forma integrada nos seus cursos de primeiros socorros, permitindo aos estudantes a análise de seus desempenhos e autorreflexões. O objetivo deste estudo é relatar a experiência de um curso realizado por integrantes da ONG Projeto Vidas, com duração de 8 dias, com aulas expositivas e dinâmicas com simulações de atendimento, abordando diversos temas de pré-hospitalar. Ao início do curso, foi aplicado um pré-teste para a verificação do conhecimento prévio em situações de urgência e emergência. Ao final, foi realizado um grande simulado com múltiplas vítimas, onde os alunos tiveram a oportunidade de testar seus conhecimentos e sua capacidade técnica. Foi feito um pós-teste para avaliarmos o crescimento pedagógico e prático dos alunos, onde verificamos uma melhora de 64% no seu desempenho. Sendo assim, concluímos que esta significativa melhora das equipes ao final do simulado e ao final do pós-teste, demonstraram a relevância do ensino através de simulações para sedimentação de seu conhecimento, reforçando que o estudante de medicina deve ser inserido precocemente em simulações para garantir a conexão dos conhecimentos teórico-práticos e sua aplicação em situações reais.
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