A Obesidade e seus Efeitos no Diagnóstico do Câncer de Próstata e Níveis Séricos do Antígeno Prostático Específico (PSA)
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v3i1.86Palavras-chave:
PSA. Câncer de próstata. Obesidade.Resumo
Estudos recentes sugerem que a obesidade está correlacionada com menores níveis de PSA, o que talvez influencie na recomendação para a realização da biópsia de próstata, explicando, talvez, o pior prognóstico observado entre os homens obesos. Até a presente data, muitos relatos foram discutidos sobre uma suposta relação inversa entre o PSA e índice de massa corporal (IMC) em pacientes com câncer de próstata, e a maioria dos estudos, por sua vez, mostram que os níveis de PSA são menores em homens obesos. Tais achados nos fazem questionar quanto à empregabilidade dessa relação inversa (PSA/IMC) na prática clínica, assim como os possíveis benefícios desta correlação para os pacientes obesos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/