Análise de Imagens Médicas através de Sistemas Computacionais Inteligentes para Apoio ao Diagnóstico Clínico
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v1i2.218Palavras-chave:
Redes Neurais Artificiais, Microtomografia Computadorizada por Raios X, Histomorfometria ÓsseaResumo
Histomorfometria óssea é uma importante análise na prevenção e tratamento de câncer e osteoporose, fornecendo informação quantitativa para diagnóstico clínico. A Microtomografia Computadorizada por Raios X é uma técnica de imagens não-destrutiva e não-invasiva com uma alta resolução que permite imagens ampliadas. Na análise histomorfométrica de tais imagens, é possível usar técnicas de tratamento tais como filtros morfológicos e binarização. Tais técnicas, no entanto, podem causar perda de informação relevante para a quantificação da massa óssea. Neste trabalho é descrita a aplicação de Redes Neurais Artificiais (RNA) para reconhecimento de tecido ósseo como parte de uma pesquisa sobre análise histomorfométrica em imagens cuja aquisição foi feita no Laboratório ELETTRA, em Trieste, Itália, na linha de pesquisa SYRMEP (Synchrotron Radiation for Medical Physics – Radiação Síncrotron para Física Médica). Nestes testes iniciais, uma RNA Perceptron Multi-Camadas (PMC) Feed- Forward (FF) com algoritmo de aprendizagem de Retro-Propagação de Erro foi utilizada na tarefa de reconhecimento. A qualidade dos resultados na tarefa da classificação de subimagens foi verificada através de Curvas ROC (Receiver Operating Characteristic). Para este tipo de RNA obtivemos uma area sob a curva de 1,000, o que significa que a arquitetura e o treinamento da RNA se mostraram adequados para a tarefa de reconhecimento de tecido ósseo. As imagens obtidas também são mostradas neste trabalho. Os resultados dos testes demonstraram a viabilidade de aplicação metodológica de Redes Neurais Artificiais e sua adequação às características das imagens obtidas por Microtomografia Computadorizada por Raios X, para evitar perdas ocasionadas por outras técnicas de manipulação e tratamento de imagens. Também apresentamos uma breve descrição das principais tecnologias de implementação do projeto.Downloads
Referências
G. N. Hounsfield. “Computerized transverse
axial scanning (tomography)”. Br. J. Radiol. 46, pp. 1016-1022, 1973.
M. Stampanoni, P. Wyss, R. Abela, G. Borchert,
D. Vermeulen, U. Sennhausen, P. Rüegsegger.
“Computer Microtomography”. SLSAR, 2000.
C. J. G. Pinheiro, R. C. Barroso, D. Braz, G.
Tromba, D. Dreossi. “3D Histomorphometric
Quantification of Cortical Bone Architecture
Using MicroCT with Synchrotron Radiation”.
Technical Report. The Abdus Salam
International Centre for Theoretical Physics,
L. D. Carbonare, M. T. Vallenti, F. Bertoldo, M.
Zanatta, S. Zenari, G. Realdi, V. L. Cascio, S.
Giannini. “Bone microarchitecture evaluated by
histomorphometry”. Micron 36, pp. 609-616,
Haykin, S. Neural Networks: a Comprehensive
Foundation. India: Pearson Education, 2005.
M. Egmont-Petersen, D. de Ridder, H. Handels.
“Recognition of radiopaque markers in X-ray
images using a neural network as a nonlinear
filter”. Pattern Recognition Letters 20 , pp. 521-
, 1999.
M. Egmont-Petersen, D. de Ridder, H. Handels.
“Image processing with neural networks - a
review”. Pattern Recognition 35, pp. 2279-2301,
D. E. Rumelhart, G.E. Hinton, R. J. Williams.
“Learning representations by back-propagating
errors,” Nature 323, 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/