VAPD-2D: Simulador para Apoio ao Ensino de Engenharia Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v1i2.220Palavras-chave:
software educativo, simulações numéricas, equação da difusão, método das diferenças finitasResumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um software educativo, chamado VAPD-2D para apoio às soluções para problemas da Engenharia Ambiental, mais especificamente de problemas onde o transporte por difusão é predominante. O mecanismo de transporte por difusão tem várias aplicações práticas na Engenharia, destacando os estudos da contaminação do solo e de águas subterrâneas por produtos químicos orgânicos e inorgânicos. Estes estudos envolvem, basicamente, a determinação dos parâmetros físicos e químicos dos contaminantes e a forma como estes se movem, quando dissolvidos na água subterrânea. O VAPD-2D é um simulador numérico de interface bastante simples que permite aos estudantes da Engenharia simular e testar parâmetros para diversos tipos de problemas.Downloads
Referências
I. .T. ARAÚJO, de Aplicações de Métodos
de Análise Numérica de Transporte Reativo
de Multicompostos em Meios Porosos. Dissertação
de Mestrado, PUC-Rio, 2001.
Marcelo C. BORBA e M. G. PENTEADO -
Informática e Educação Matemática - coleção
tendências em Educação Matemática - Autêntica,
Belo Horizonte – 2007
C. V. A. CARVALHO, J. V. CARVALHO Um
software educacional gráfico e interativo para
apoio ao estudo de tensões planas através do
círculo de Mohr. Revista de Informática Mater
Dei, v. 4, p. 1-12, 2008.
C. V. A. CARVALHO, , L. F. MARTHA, , W.
TEIXEIRA - FLUXOVENTO - Um simulador
gráfico interativo para o estudo de ventilação em
ambientes construídos. In: VII Encontro Nacional
sobre Conforto no Ambiente Construído
(ENCAC), 2005, Maceió. IV Encontro Latino-
Americano sobre Conforto no Ambiente Construído
e VIII Encontro Nacional sobre Conforto
no Ambiente Construído, Maceió; v. 1. p. 350-
, 2005.
C. CUNHA, Métodos Numéricos, Editora Unicamp,
J. D. FOLEY, Computer Graphics – Principles
And Practice - Addison-Wesley Publishing
Company, 1990.
A. O. FORTUNA Técnicas Computacionais
para Dinâmica dos Fluidos, Editora Edusp,
O. E. P. GUILLERMO, L. M. R. TAROUCO, ,
L. A. M. ENDRES. O Poder das Simulações no
ensino de hidráulica. RENOTE. Revista Novas
Tecnologias na Educação, Porto Alegre - Brasil;
v. 3, n. 1, 2005.
C. H. LEVY, L. H. FIGUEIREDO, M. GATTASS,
C. LUCENA and D. COWAN IUP/LED:
A Portable User Interface Development Tool.
Software: Practice & Experience, 26 #7, pp.
-762, 1996.
J. L. de S. MENDES, C. V. A. CARVALHO, J.
V. CARVALHO, CONSTRUFIG3D: Uma
Ferramenta Computacional para apoio ao ensino
da Geometria Plana e Espacial. RENOTE. Revista
Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n 1, p.
/10-10, 2007.
A. M. S. PAIVA, J. V. CARVALHO, C. V. A.
CARVALHO, I da P. G. PORTO, A integração
da TIC na Escola Básica: Questões para Avaliação,
Revista Eletrônica TECCEN, ano 1, volume
, 2008.
M. WOO, N. JACKIE et al, OpenGL Programming
Guide, Third Edition (OpenGL, Version
2), Addison-Welsey, 1999
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/