Desenvolvimento de um Banco de Dados Geográficos para a Análise Espacial da Lashimaniose Visceral em Cametá-PA
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v2i1.229Resumo
Neste artigo é mostrado o desenvolvimento de um banco de dados geográfico para subsidiar a análise da distribuição espacial da incidência da Leshimaniose Visceral no município de Cametá, no estado do Pará. Para tal objetivo desenvolveu-se um banco de dados geográfico com dados ecoepidemiológicos utilizando o PostGis. Após o processo do projeto lógico e físico da base de dados foi elaborado “queries” de consultas espaciais, conectadas ao PostGis, para a extração de informações. Posteriormente, utilizou-se o SIG OpenJump para a elaboração dos mapas temáticos. Como resultado observou-se que com as consultas espaciais, obtêm um rápido resultado sobre quais possíveis criadouros são propícios a proliferação da doença, utilizando as tecnologias PostGis e OpenJump, possibilitando expressar visualmente a incidência da doença de Leishimaniose Visceral no município estudado.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/