Tutorial para o Desenvolvimento de Jogos 2D usando a Linguagem Java
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v2i1.232Resumo
Atualmente é grande o estudo e desenvolvimento de jogos eletrônicos tanto no meio acadêmico como fora dele. Entretanto o desenvolvimento do mesmo não é uma tarefa trivial. Este artigo mostra o desenvolvimento de um jogo computacional através de uma versão do conhecido jogo de arcade Space Invaders. O artigo proposto tem como objetivo mostrar os passos básicos para a construção de um jogo computacional em duas dimensões utilizando a linguagem de programação Java.Downloads
Referências
Barboza, D. C. (2008) Ambiente Visual para desenvolvimento de jogos eletrônicos, Monografia – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos.
Deitel H. M., Deitel P. J. (2002) Java Como Programar: 4ª edição. Bookman 2002. Harbour, J. S. (2007). Beginning Java Game Programming, 2th edition.
Mendes, J. L. de S., Carvalho, C. V. A., Carvalho, J. V. (2007) CONSTRUFIG3D: Uma Ferramenta Computacional para apoio ao ensino da Geometria Plana e Espacial.
RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n 1, p. 1/10-10, 2007.
Perucia A., Berthêm A.., Bertschinger G., Castro R. R. (2005) Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos – Teoria e Prática: 2ª edição. Novatec, 2005.
Porto, I. da P. G. Carvalho, C. V. A., Oliveira, R. (2008) O jogo Computacional
TANGRAM: um objeto de Aprendizagem sobre Geometria. IV Colóquio de História e Tecnologia no ensino da Matemática - HTEM, UFRJ, 2008.
Santos, S. C., Carvalho, Janaina Veiga, Carvalho, C. V. A. (2008) Utilização e
Avaliação do sistema computacional CONSTRUFIG3D para apoio ao ensino da
geometria. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, número 1, p 1-9, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/