Utilização de Cloridrato de Polihexametileno Biguanida (PHMB) na desinfecção de indústrias cervejeiras
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v3i1.242Resumo
Este artigo visa comprovar a eficiência da ação bactericida do Cloridrato de Polihexametileno Biguanida (PHMB), na desinfecção de indústrias cervejeiras bem como verificar seu custo benefício. Para tal, utilizou-se o produto Biguatin 400 (que contém 4% do princípio ativo) em diferentes concentrações nos tanques de fermentação de uma planta piloto de cervejaria, seguido de análise microbiológica. Ao final disto, avaliaram-se os resultados que mostraram o grau de eficiência do princípio ativo.Downloads
Referências
COSTA, E., A importância da higienização; disponível em
<http://brewingsessions.blogspot.com/2008/07/importância-da-higienizao.html>;
acesso em 14/02/2009.
FRANZIN, M., Biguanida Polimérica Versatilidade e Diversificação em um só
Produto; disponível em
<http://www.opportuna.com.br/produtos/arquivos/Biguanida_Arch_2008612115838. pdf>; acesso em 09/02/2009.
Instrução Normativa 62 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Anexo VII.
TSCHOPE, E. C., Microcervejarias e cervejarias: a História, a Arte e a Tecnologia. Ed. Aden, SP, 2001, 1ª edição.
VENTURINI Filho, W.G., Tecnologia de Bebidas, Ed. Edgard Blücher Ltda., SP, 1ª edição, 2005, pág. 358-359.
KUNZE, W. Technology Brewing and Malting. Berlim: VLB, 2003.
ROSENTHAL I, Juven B J and Ben-Hur E 1982. Evaluation of poly(hexamethylene biguanide HCl) as a biocide in the food industry. J. Food Safety 4, 191-197.
ICI Specialty Chemicals Technical Literature Ref. 30-15: Products for the formulation of solid surface disinfectants and detergent sanitizers.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/