Informática Educacional: uma Análise sobre sua Difusão em Escolas Municipais do Ensino Fundamental I em Guaratinguetá - SP
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v3i2.244Palavras-chave:
Educação. Informática. Avaliação. Ensino Básico. Escolas MunicipaisResumo
Uma questão sempre discutida nas políticas educacionais é a da formação inicial e continuada dos professores, o que constitui um dos pilares do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Surgiram os primeiros projetos, com destaque para o EDUCOM, projeto público que trata da informática educacional. A pesquisa realizada teve o objetivo principal de verificar a difusão e a didática nas escolas municipais de Guaratinguetá. Verificou-se que neste município foi realizada licitação para escolha da empresa responsável pela implantação da informática educacional. A Futura Educacional, por meio do Planeta Educação, possui um projeto pedagógico multidisciplinar e uma estrutura planejada capaz de trazer bons resultados a médio e longo prazo. Os resultados de uma pesquisa de satisfação feita pela parceria demonstraram que o projeto está no caminho certo e, embora ainda seja uma novidade no meio educativo, comunidade, alunos e professores observam a relevância da informática no ambiente educacional.Downloads
Referências
Brasil (2009). Ministério da Educação. Estudo exploratório sobre o professor brasileiro com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. – Brasília: INEP, 65 p.: il.m
Futura Educacional (2008). Dados estatísticos. Guaratinguetá, SP.
Garcia, R., Roselino, J. E. (2004). Uma avaliação da Lei de Informática e de seus resultados como instrumento indutor de desenvolvimento tecnológico e industrial. Gest. Prod., São Carlos, v. 11, n. 2. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104 530X2004000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 24 setembro 2009.
Neves, R. A., Damiani, M. F. Vytgosky e as teorias da aprendizagem. Disponível em: http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Neves_e_Damiani.pdf. Acesso em: 04 outubro 2009.
Oliveira, R. (2002). Informática Educativa: dos planos e discursos à sala de aula. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 7 ed.
Secretaria Municipal de Educação de Guaratinguetá. (2008). Proposta Curricular/Ensino Fundamental – Ciclo I.
Vitae Educacional. (2009). Quem somos. Disponível em: HTTP://www.vitaeeducacional.com.br/quem_somos.asp. Acesso em: 01 maio 2009.
Revista
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/