Problema de Alocação de Horários: um Estudo de Caso Utilizando o Software Livre FET
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v3i2.245Palavras-chave:
Alocação. Horários. Metaheurísticas. FET.Resumo
Um dos grandes problemas das Instituições de Ensino Superior brasileiras, ao iniciar o seu período letivo, é a programação dos horários das aulas. Este problema, abordado por diversos pesquisadores, se torna de difícil resolução devido ao grande número de possibilidades a serem analisadas e à necessidade de verificação de uma série de requisitos, muitos dos quais, conflitantes entre si, o que torna o espaço de busca vasto e altamente restrito. É uma tarefa difícil que demanda tempo e nem sempre consegue resolver o problema sem conflitos de disponibilidades dos docentes envolvidos. O objetivo deste artigo é propor a automatização da geração das grades horárias para o corpo docente do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), utilizando o software livre Free Timetabling Program (FET), tornando o processo mais rápido, seguro e eficaz.Downloads
Referências
Even, S., Itai, A. and Shamir, A. (1976). On the complexity of timetabling and multicommodity flow problems. SIAM Journal of Computation, 5(4), 691-703.
Ferreira, J. C. dos S e Glazar, J. E. (2005). Definição de parâmetros na utilização de meta-heurísticas para a programação de horários escolares. Revista Educação e Tecnologia. 1(1), 1-11.
FET. (2010). “Free Evolutionary Timetabling”, endereço: http://lalescu.ro/liviu/fet/, Acesso em 03/10/2010.
Glover, F. and Laguna, M. (1997). Tabu Search, Kluwer Academic Publishers.
Godbarg, M. C. e Luna, H. P. L. (2005). Otimização Combinatória e Programação Linear: Modelos e Algoritmos, Elsevier, 2. ed. rev. e atual.
Linden, R. (2008). Algoritmos Genéticos, Brasport, 2. ed.. Oliveira, J. A. Construção de Tabela de Horário Escolar na Web. 2003. 84 f. Dissertação (Mestrado em Informática Aplicada) – Curso de Ciência da Computação, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2003.
Resende, M. G. C. and Ribeiro, C. C. (2010) “GRASP”, In: Search Methodologies, Edited by E.K. Burke e G. Kendall, Springer, 2nd edition, 1-25.
Souza, M. J. F. Programação de Horários em Escolas: Uma Aproximação por Metaheurísticas. (2000). 160 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.
Souza, M. J. F., Maculan, N. e Ochi, L. S., (2000). Melhorando Quadros de Horários através de Caminhos Mínimos. Tendências em Matemática Aplicada e Computacional. 1(2), 515-524.
Souza, M. J. F., Maculan, N. e Ochi, L. S., (2001). Uma Heurística para o Problema de Programação de Horários em Escolas. Tendências em Matemática Aplicada e Computacional. (2), 213-222.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/