Gerenciamento Do Descarte De Resíduos Químicos Radiológicos: Revisão Literatura
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v13i2.2487Resumo
O gerenciamento de resíduos e sua destinação final correta vêm crescendo como uma forma eficaz de minimizar os impactos ambientais negativos que determinadas atividades industriais e de saúde provocam ao meio ambiente e a saúde humana. Diversas áreas da saúde utilizam exames radiológicos para melhor visualização de imagens de pacientes, onde este exame utiliza determinadas substâncias em seu processo que são consideradas tóxicas. Desta forma, há a necessidade de um gerenciamento do processo radiológico, desde a entrada dos produtos utilizados até o descarte dos resíduos gerados, sendo eles resíduos químicos e radiológicos. Foi realizada uma revisão bibliográfica nas revistas acadêmicas e foram consultadas as legislações pertinentes ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Tendo em vista que poucos profissionais da área radiológica tem conhecimento das legislações pertinentes ao correto descarte de resíduos provenientes do processo de radiografia e é imprescindível que haja a conscientização dos mesmos para colaborarem com soluções sustentáveis para o meio ambiente. Uma solução seria o uso da radiografia digital que não utiliza soluções químicas no processamento radiográfico e, portanto, não geram efluentes.
Palavras-Chave: resíduos; raios-x; sustentabilidade.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/