INTNUM: Uma Ferramenta Computacional para Visualização e Cálculo dos Métodos de Integração Numérica
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v3i2.250Palavras-chave:
Software educativo. Cálculo numérico. Métodos de integração numérica.Resumo
O presente artigo destina-se a apresentação do software INTNUM. Trata-se de um software direcionado para o estudo do cálculo numérico e tem o objetivo de visualizar diferentes métodos de integração numérica, como: Retângulo, Trapézio e Simpson. Assim sendo, este software fornece o cálculo da área sob a função em uma variável, bem como possibilita a interação por meio do teclado, variando o número de partições e otimiza o valor numérico da integral. O sistema foi desenvolvido em linguagem de programação C++, e utiliza o ambiente de desenvolvimento Microsoft Visual C++ 2008 Express Edition e sistema gráfico OpenGL. O uso do software tem como proposta complementar à aprendizagem na disciplina de Cálculo Numérico, além de proporcinar interatividade, visualização, e otimização nos Métodos de Integração Numérica, contribuindo assim, no processo de ensino- aprendizagem.Downloads
Referências
Borba, M. C., Penteado, M. G.. (2003) Informática e Educação Matemática. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica.
Cuminato, J. A., Cálculo Numérico, Apostila do ICMC/USP. (texto auxiliar).
Castilho, J. E. (2001)
D’Ambrósio, Ubiratan. (2002) Educação Matemática – da teoria à prática. 9ª ed. São Paulo: Papirus, Coleção Perspectivas em Educação Matemática.
Foley, J.D., Van Dam, A., Feiner, S. K. and Heghes, J. F. (1999) Computer Graphics Principles and Practice, second edition in C, Addison-Wesley publish company.
Paiva, A.M.S., Carvalho, J.V., Carvalho, C.V.A., Porto, I.P.G., (2008) “A integração da TIC na Escola Básica: Questões para Avaliação”, Revista Eletrônica TECCEN, ano 1, vol 1.
Pereira, T. P. (2008) “Cálculo numérico computacional”. Sobral: UVA.
Valente, J. A. (2003) Diferentes Usos do Computador na Educação. Em J.A. Valente (Org.), Computadores e Conhecimento: repensando a educação (pp.1-23). Campinas, SP: Gráfica da UNICAMP.
Tajra, S. F. (2003) Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 3. ed. São Paulo: Érica.
Woo, M., Jackie, N, Davis, J., Shreiner, D. (1999) OpenGL Programming Guide, Third Edition (OpenGL, Version 1.2), Addison-Welsey.
Carvalho, C. V. A.; Carvalho, J. V.; Aguiar, R. A. (2009) Utilização do software livre OCTAVE para apoio ao ensino do Cálculo Numérico. In: VI CIBEM-Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, Poerto Montt, vol. 1. p. 679-684.
Carvalho, C. V. A, Martha, L. F.; Teixeira, (2005) W. FLUXOVENTO - Um simulador gráfico interativo para o estudo de ventilação em ambientes construídos. In: VII Encontro Nacional sobre Conforto no Ambiente Construído (ENCAC). ISBN: 85-89478-12-2. Maceió, v. 1. p. 350-360.
Haidt, R. C. C. (2001) Curso de didática Geral, São Paulo - Brasil: Editora Ática – Série Educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/