Análises físico-químicas de cerveja tipo IPA da região sul fluminense
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v13i2.2518Resumo
O Brasil é um dos países de maior consumo de cerveja no mundo, entre elas a cerveja artesanal vem se destacando no aumento de produção e consumo, que devido suas iguarias e diferentes processos de fabricação tem se destacado. O presente trabalho teve como objetivo a analise físico-quimica de três amostras de cerveja do tipo IPA da região sul fluminense, onde foram analisadas extrato primitivo, extrato aparente, álcool, cor, espuma, amargor, turbidez, célula de suspensão e pH, tendo como parâmetros de padrão do MAPA e BJCP. Os resultados apresentados foram satisfatórios, porém analises como amargor e teor alcoólico tiveram resultados diferentes dos padrões e das informações apresentadas em seus rótulos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/