Framework para Desenvolvimento de Jogos 3D Baseado na API O3D
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v3i2.252Palavras-chave:
Desenvolvimento de Jogos, API Gráfica O3D e Framework.Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre as atuais tecnologias disponíveis para exibição de conteúdo multimídia 3D na internet. Entre as aplicações-chave nesse mercado estão os jogos eletrônicos on-line. O foco do trabalho foi analisar as tecnologias para desenvolvimento de jogos e propor um framework baseado nessa análise, específico para o desenvolvimento de jogos 3D para internet, o que facilitará o trabalho de tarefas rotineiras do desenvolvedor. Este trabalho foi dividido em três etapas: 1) estudo das etapas de desenvolvimento de jogos 3D; 2) análise das tecnologias de gráficos 3D para internet; 3) desenvolvimento de uma proposta de framework baseado na API O3D de gráficos 3D para internet, a partir dos conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores.Downloads
Referências
Clua, Esteban Walter Gonzalez, Bittencourt, João Ricardo (2005). Desenvolvimento de Jogos 3D: Concepção, Design e Programação.
Google Code (2010). API O3D. Disponível em http://code.google.com/intl/pt-BR/apis/o3d/. Último acesso em 01 de Outubro de 2010.
Joamp (2010). Jogl, Java Binding for the OpenGL API. Disponível em http://jogamp.org/jogl/www/. Último acesso em 01 de Outubro de 2010.
O’reilly, Tim (2005). O que é web 2.0? Padrões de design e modelos de negócios para a nova geração de software.
Raphael (2010). Biblioteca Javascript. Disponível em http://raphaeljs.com/reference.html. Último acesso em 01 de Outubro de 2010.
Santos, Rangel Jungles, Battaiola, Andre Luiz, Dubiela, Rafael Pereira (2004). Aspectos Fundamentais da Criação de Jogos em Shockwave 3D.
Soundmanager2 (2010). Sound Manager 2 Documentation. Disponível em http://www.schillmania.com/projects/soundmanager2/doc/. Último acesso em 02 de Outubro de 2010.
Uol (2009). Teorias e Conceitos sobre a internet 3D. Disponível em http://codigofonte.uol.com.br/artigo/diversos/teorias-e-conceitos-sobre-a-internet-3d. Último acesso em 04 de Outubro de 2010.
W3schools (2010). Ajax Tutorial. Disponível em http://www.w3schools.com/ajax/default.asp. Último acesso em maio de 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/