Impactos do Novo Corona Vírus sobre o mercado da construção Civil
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v14i1.2633Resumo
A pandemia de Covid-19 surgiu em 2019, com o aparecimento de um novo vírus, com disseminação rápida e que já causou inúmeras perdas. A alta taxa de casos e de mortalidades é preocupante, levando diversos governos a estabelecerem medidas para sua contenção. Porém, essas medidas causaram consequentes impactos econômicos, pela paralização de atividades produtivas, fato que não foi diferente na construção civil. Tendo isso em mente, o presente trabalho buscou realizar um estudo sobre o panorama atual desse setor, em um cenário após o início da pandemia, bem como apontar possíveis medidas para recuperação e tendências para o futuro. Foi observado que houve uma grande queda no capital geral e muitas demissões, sendo o setor informal o mais afetado. Todavia, também se observa uma pequena recuperação, baseada no aquecimento do mercado imobiliário e de medidas tomadas pelas construtoras, como ações de responsabilidade social, digitalização dos serviços e aplicação de novos métodos, que se apresentam como principais ações de retomada. Ademais, se destaca o uso das plataformas digitais como forma de divulgação e aproximação com os clientes, além da fundamental aplicação das medidas de prevenção da doença. Conclui-se que ainda há muito desafios, mas ainda que a crise da pandemia tenha causado prejuízos, pode representar uma oportunidade de crescimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/