Projeto Acqua: uma Experiência de Ambiente Virtual de Aprendizagem Inserido em Web 2.0
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v4i1.265Palavras-chave:
Aprendizagem. Simulação. Web. Construtivismo. Tecnologia.Resumo
Com o desenvolvimento da Web2.0, as ferramentas disponíveis na internet tornaram a aprendizagem colaborativa, e com isso, os sujeitos tornaram-se agentes influentes que participam ativamente no processo de aprendizagem de outros sujeitos, tornando assim a aprendizagem uma grande rede virtual. O projeto intitulado Acqua, realizado na UFRGS, possui duas versões: a primeira, produzida em 2004, usa ferramentas estritamente conhecidas e disponíveis na Web1.0, que estavam, entretanto, em transição para a Web2.0. Mais recentemente, em 2008, foi produzido um novo modelo para o Acqua, no qual a influência da Web2.0 é forte durante o desenvolvimento das atividades propostas. Neste trabalho, discutiremos os aspectos teóricos que possibilitaram a reformulação desse ambiente virtual de aprendizagem que potencializaram seu uso. Serão tratados também os aspectos relevantes sobre objetos de aprendizagem inseridos totalmente na Web2.0 e sua importância na aprendizagem colaborativa.Downloads
Referências
Acqua, Projeto (2004). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Primeira Versão. Endereço: http://mathematikos.psico.ufrgs.br/acqua/. Acesso em 10/10/2010.
Acqua, Projeto (2008). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Segunda Versão. Endereço: http://mdmat.psico.ufrgs.br/acqua. Acesso em 10/10/2010.
Alexander, B. (2006) Web 2.0: A new wave of innovation for teaching and learning?
EDUCAUSE Review, vol. 41, no. 2 (Março/Abril 2006): 32–44.
O’Reilly, Tim (2004) What Is Web 2.0: Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. Endereço:
http://oreillynet.com/pub/a/oreilly/tim/
news/2005/09/30/what-is-web-20.html. Acesso em: 10/10/2010.
Piaget, J. Garcia, R. (1989). Hacia una lógica de significaciones. México. Gedisa.
Primo, Alex (2006). O aspecto relacional das interações na Web 2.0. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasília. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo : Intercom.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/