SCD I1: uma Ferramenta Computacional Educacional para a Visualização, Modelagem e Inversão de Funções Matemáticas
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v4i2.266Palavras-chave:
Software educativo. Cálculo diferencial e integral. Funções matemáticas.Resumo
Este artigo apresenta o sistema computacional educacional SCDI 1 – Sistema de Cálculo Diferencial e Integral 1. Sua proposta pedagógica está direcionada a complementar o processo ensino-aprendizagem na disciplina de Cálculo I (Cálculo Diferencial e Integral), disciplina básica dos cursos de engenharia. Em sua primeira versão aborda tópicos elementares de funções matemáticas, possibilitando também, sua aplicação em conteúdos relativos às disciplinas de Matemática do ensino médio. Em sua primeira versão, seu objetivo principal é visualizar e modelar diversas funções em uma variável e suas inversas, em suas representações: algébrica, gráfica e numérica, permitindo a alteração dos coeficientes, área de visualização e bissetrizes. Como desenvolvimento e implementação futura, destacam-se assuntos relativos à combinação e composição, limites, continuidade, derivada e integral, de funções em uma variável.Downloads
Referências
Almeida, M. E. (2000) PROINFO: Informática e formação de professores. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação. Vol.1, Seed.
Borba, M. C., Penteado, M. G. (2003) Informática e Educação Matemática. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica.
Connally, E. Funções para Modelar Variações - Uma Preparação para o Cálculo. Editora LTC, 3a Edição.
Giraffa , L. M. (1999) Uma arquitetura de tutor utilizando estados mentais. Tese de Doutorado. Porto Alegre: CPGCC/UFRGS.
Myrrha, B. N. ; Carvalho, C. V. A. (2011) INTNUM: Uma Ferramenta Computacional para Visualização e Cálculo dos Métodos de Integração Numérica. Revista Eletrônica TECCEN (ISSN: 1984-0993), Vassouras, v. 3, n. 2, Edição Especial, p. 71-84, abr./ jun.
Papert, S. (1985) A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994. Logo: computadores e educação. São Paulo, Brasiliense.
Valente, J. A. (2003) Diferentes Usos do Computador na Educação. Em J.A. Valente (Org.), Computadores e Conhecimento: repensando a educação (pp.1-23). Campinas, SP: Gráfica da UNICAMP.
Wolfram, S. (2011) acessado em 01 de agosto de 2011. In: http://www.wolfram.com.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/