Atividade inseticida da neolignana Burchelina sobre Oncopeltus fasciatus
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v14i1.2773Resumo
Insetos praga são modelos de estudo na busca de métodos alternativos de controle que não agridam o homem e o meio ambiente, devido aos efeitos nocivos às plantações de grãos causando grandes impactos econômicos. O estudo buscou avaliar o potencial inseticida e ovicida da neolignana Burchelina sobre Oncopeltus fasciatus. Os bioensaios foram conduzidos no Laboratório de Insetos Vetores, da Universidade de Vassouras sobre ninfas de 5º estádio, em triplicatas por grupo e com três repetições. Nas ninfas, a substância foi utilizada por tratamento tópico nas concentrações de 1, 10, 50, 100 e 200 µg/mL. Após o tratamento, as ninfas foram mantidas em temperatura ambiente, dieta habitual (água e semente de girassol) e observadas durante 20 dias. Os bioensaios sobre a massa de ovos foi realizada por aplicação tópica na concentração de 82 µg/mL (DL50). Foram utilizados 20 mg de ovos/20 µL da substância, em triplicata. O tratamento tópico com Burchelina resultou na mortalidade de ninfas de 5º estádio em 73% (200µg) e de 100% de toxicidade (82µg) sobre os ovos de O. fasciatus. Estes resultados demonstraram o potencial inseticida da Burchelina e sua importância no controle do Hemiptera Lygaidae.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/